janeiro 23, 2010

corpo que anda
corpo que dança
corpo que ama
corpo que se cansa
os membros do corpo


O tempo da garça aqui coincidiu com o meu. Um encontro muito bom.
Tempo - uma boa reflexão

Para uns, é uma ilusão. Para outros, uma implacável grandeza física ou biológica. Esse é o tema da Revista Prana Yoga Journal, de dezembro de 2009.
Gostei do tema. É a partir da idéia do que é o tempo para vários pensadores e pessoas comuns com seu senso próprio do que seja o tempo é que se percebe o quanto é relativo seu significado,como ensinava Einstein, o físico do século XX, em sua Teoria da Relatividade.

Do Egito antigo vem o seguinte escrito: "Não deprecie o tempo seguindo o desejo, porque a perda de tempo é uma abominação ao espírito" (Ptahhotep).

Para Santo Agostinho o tempo não podia existir fora do espírito. Dividiu-o em três: o presente do passado (memória), o presente do presente (atenção) e o presente do futuro (espera).

Com o capitalismo valorizando a produtividade e a velocidade, tempo virou dinheiro.
Ainda bem que para a afirmação "tempo é dinheiro" há aqueles que consideram que luxo mesmo é tempo livre. Max dizia que o ócio propicia a criatividade.

O relato do Supervisor-Chefe da Equipe de Controle de Aproximação Radar
de São Paulo - APP SP - do Aeroporto de Congonhas é certeiro no exemplo da dimensão relativa do tempo. Conta que no seu ofício o tempo de trabalho dura, em média, duas horas, com as quais pode se deparar com as mais diversas situações, entre aeronaves com problemas de pressurização, por exemplo. Nesse momento as duas horas passam como se fossem minutos. De outro lado, em uma situação de risco, quando tem que evitar uma acidente com uma decisão sua em menos de 20 segundos, embora o tempo seja curto, a impressão é que ele é por demais longo.

Mas de tudo que li o que ficou foi o pensamento do filósofo Mario Sergio Cortella ao dizer que tempo e vida são a mesma coisa.
Para ele, como o nosso tempo existirá ainda que fiquemos estáticos, sem nada fazer além da imobilidade, o que nele fazemos resulta de decisão livre, a partir da importância que damos ao que faremos naquele tempo. Se alguém diz "não tenho tempo para isto ou aquilo", de fato está dizendo "isto ou aquilo não são prioridade para mim".
Desse modo, indaga: no seu tempo, na tua vida, quais são as tuas prioridades? ou perdes tempo?